sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Me falta um pouco mais de hipocrisia, mas eu chego lá...


Poucas pessoas têm coragem de admitir que são hipócritas. Eu tenho. Eu sou hipócrita, e gostaria de ser ainda mais. O mais engraçado é que aquele que se diz não hipócrita, nesta hora está sendo o pior deles. A hipocrisia, felizmente ou infelizmente, é necessária para se viver bem em sociedade. Na verdade, poucas pessoas no mundo, estão preparadas para ouvir verdades cruéis, só querem as boas. É... o ser humano é assim. Devo admitir, que sou um tanto quanto impulsiva, e às vezes essa impulsividade, não me deixa exercitar essa arte da hipocrisia, e acabo despejando sinceridade demais nas pessoas, mas do que elas podem suportar. É exatamente por isso que às vezes ouço os seguintes comentários (por trás é claro): "Nossa como ela é geniosa"; ou então "Nossa que menina metida, nem fala oi"; "Ela não precisava ser tão grossa", e por aí vai. Devo dizer que o fato de ser grossa (sinceridade saindo pela boca, quando não agüentava mais segurar), eu tento mudar, tento fingir que não ouço certas coisas, que não vejo certas coisas. Porém o fato de não falar "oi" para determinadas pessoas que vivem falando mal de mim (por trás é claro, as outras pessoas também são hipócritas), eu precisaria de mais aulas de falsidade, ou melhor, de hipocrisia. No entanto, é indiscutível que as pessoas me preferem hipócrita.

Falta aos sinceros e francos a coragem de admitir que a hipocrisia, essa atitude tão vilipendiada, é fundamental e necessária à vida cotidiana. Muitas vezes somos hipócritas por motivos nobres, embora geralmente o sejamos por covardia e sabedoria. Sem hipocrisia o mundo acabaria em uma semana.

É a hipocrisia que nos permite escutar e tentar aceitar a opinião de outra pessoa, mesmo quando você está convencido de que está certo e que aquilo que o outro está falando é um punhado de idiotices que poderiam muito bem ter saído da bundinha de um jumento.


Devemos agradecer a invenção dessa arte milenar e salvadora. Sejamos sinceros uma vez na vida, e continuemos hipócritas!!!!!