terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Nerd Pré Banda Larga


Se você é um adolescente ou um nativo digital vai ser bem difícil imaginar como era essa vida de nerd pré banda larga. Essa moleza de ligar o computador a qualquer hora do dia e ter uma boa conexão, ficar horas e horas conectado, baixando séries, ouvindo podcasts …


Um nerd em época de conexão discada não tinha a vida nada fácil. A maioria das pessoas só podia usar a internet após a meia noite e nos finais de semana, para aproveitar o pulso único do telefone. E como não tinha essa facilidade de notebook, era um computador “da família”, você tinha que se estapear com seu irmão, pai, mãe, agregados… para ter seus míseros minutos a frente do computador. E quando você estava navegando nos seus 30kp/s, achando que estava abafando… e pronto. A conexão cai. E pra reconectar a maldita Rede Dial-up era um processo. Tinha aquele barulho que acordava a casa toda. E quando estava fazendo algum download e a conexão caía lá pelos 98%? O Napster e o Kazaa que o digam.


Para ter acesso a informações relevantes dos assuntos que você mais se identifica, HQs, cinema, séries, músicas… o ideal eram fóruns específicos, o mIRC, grupos de e-mail. E por falar em e-mail, eles não tinham espaço pra nada. Se alguém enviasse um daqueles malditos e-mails com anexo de power point, já lotava sua caixa. Se não fizesse assim, tinha que usar apenas os recursos “offline” indo em sebos, gastando fortunas em revistas importadas , assistindo canais direcionados na TV por assinatura, lendo revistas como a Herói, Sci-Fi…


Manter o contato com os amigos até que não era tão difícil. Além das ferramentas citadas acima, tinha também o nostálgico icq. Além de suas incontestáveis limitações como não poder fazer conferência, uso de webcam, não colocar foto, ser cadastrado por um número gigante… tinha também um diferencial, que o msn só disponibilizou a pouco tempo: Status Invisível/ Offline. Não posso esquecer das salas de bate-papo da UOL (as mais famosas na época). Elas eram febre entre a maioria dos novos internautas ou você não lembra do “Oi, quer tc”? Particularmente, eu utilizava as salas de chat vazias, para reunir os amigos pois o icq não permitia adicionar mais de uma pessoa na conversa. Mas logo depois, descobri o mIRC, fóruns… e abandonei os chats.



Facebook, Orkut, MySpace, e-mail de 1gb, conexão a partir de 1mb, twitter, msn, youtube, acessar a internet pelo telefone e tantas outras facilidades, hoje corriqueiras, não estavam ao alcance das mãos. E se você nem é tão nerd mas utilizava sites como o “Cadê” para buscar informações, é só fazer um paralelo de tudo que você hoje pode fazer pela internet, desde pagamentos, compras, ler editais de concursos ou ver um trailer de filme e antes tinha que sair de casa pra fazer. Apesar da internet banda larga no Brasil, principalmente em Salvador, deixar muito a desejar (até inicio deste ano de 2009 existia um monópolio) penso que ainda estou no lucro e não pretendo mais ouvir aquele barulinho de conexão discada nunca mais!


(hellostranger)